Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

capa-tutorial-csf.png

Baixe o Tutorial e entenda como criar uma nova Comunidade Slow Food

Considerações Iniciais

Desde o sétimo Congresso Internacional do movimento Slow Food em 2017, em Chengdu/China, o Slow Food vem estimulando globalmente a transição do modelo organizacional de nossa rede. A decisão foi gestada no​ ​Comitê Executivo do Slow Food Internacional​ e definida naquele Congresso que a transição ocorreria até o Congresso seguinte, em 2020. Definição esta que foi acatada pela maioria dos países, incluindo o Brasil.

A transição da estrutura de Convívios e Comunidades do Alimento para Comunidades Slow Food (CSF) está se consolidando gradualmente no Brasil, com as primeiras comunidades fundadas no início de 2020, mas sofre impacto da pandemia de coronavírus, que restringiu as atividades em muitos países. A Itália foi um dos países mais atingidos em março e desde então o escritório do Slow Food Internacional (SFI) está operando numa estrutura mínima e muito menor do que em situações normais, forçando a paralisação por tempo indeterminado das etapas finais do processo de abertura da CSF (de aprovação do nome e liberação do logo).

Ainda assim, essa continua sendo oportunidade para consolidar os grupos ativos da nossa rede, e também de manter mobilizados os novos nós, mesmo que ainda não efetivamente formalizados. Assim sendo, o presente documento visa dar as orientações sobre como avançar na organização e registro das CSF na plataforma digital.

Temos ainda no horizonte a realização do ​Terra Madre Brasil (TMB) 2020, encontro das comunidades da rede Slow Food Brasil e que ainda não tem nova data a se realizar por conta da pandemia. Outros materiais estão disponibilizados no documento de mobilização da rede para o TMB 2020​.

Vale ainda dizer que este procedimento é novo e muitas dúvidas devem surgir no decorrer do processo de criação e manutenção das CSF. Para algumas dúvidas básicas já temos respostas mas outras tantas vamos descobrir juntos, e por isso é importante que haja um diálogo constante a fim de que seja o mais colaborativo possível.

A estrutura nova reforça mais os vínculos internos do nó da rede Slow Food Brasil, de forma que o caráter coletivo fica mais evidente, exigindo um papel mais ativo de cada um em prol dos valores comuns que o movimento levanta.

Este tutorial ainda conta com as seguintes seções:

Perguntas e respostas sobre Comunidade Slow Food

Criando uma CSF pela plataforma online

Se articule enquanto a CSF não é oficializada

Associação Slow Food do Brasil (ASFB)

Baixe o Tutorial e entenda como criar uma nova Comunidade Slow Food

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s