Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade compreende 40 produtores de pequeno porte, a maior parte dos quais são mulheres, que vivem no campo ao redor da cidade de Medianeira, no oeste do Estado do Paraná, no sul do Brasil. Com o auxílio de um grupo de especialistas (inclusive farmacêuticos e agrônomos), os produtores são membros do Centro Popular de Saúde Yanten, criado nos anos oitenta com o objetivo de aumentar o cultivo e o uso de plantas medicinais.

Os produtores pregam o máximo respeito aos produtos da terra e seu uso medicinal e nutracêutico, bem como sua origem na agricultura familiar e produzem vários tipos de ervas para chás e infusões, temperos para alimentos e plantas usadas em produtos fitoterapêuticos tais como o guaraná e pílulas de alcachofra.

No início os produtores comercializavam seus próprios produtos individualmente no mercado local, e mais tarde criaram uma associação para distribuí-los através da participação em feiras comerciais e mercados, de forma que são comercializados diretamente ao consumidor final, com negociações justas de preços, focados em curar e disseminar a cultura da alimentação nutracêutica.

Estado/Região/Território: Paraná/Região Sul

Município: Medianeira

Referência da Comunidade: 
Teolide Parizotto Turcatel, telefone +55 (45) 3264-4125 e 3264-2806
teolidept@yahoo.com.brcontato@yanten.com.br

 

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s