Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade inclui meliponicultores de diversos territórios do estado de Santa Catarina e é composta por agricultores familiares que criam abelhas Melipona (sem ferrão) e a maior parte do mel é mantida para o consumo doméstico. O grupo organiza encontros para troca de experiências, criar soluções e melhorar a produção, transformação e comercialização.

As abelhas são domesticadas para habitarem em colmeias especiais dentro de caixas de madeira, em meio à mata nativa. O mel é recolhido uma ou duas vezes por ano, dependendo da região. O mel é retirado por drenagem ou sucção, envasado em frascos de vidro de 70 gramas e depois passa por um processo de estabilização para que não ocorra nenhuma fermentação indesejada.  Na extração do mel, preserva-se uma quantidade para a alimentação das próprias abelhas. A produção de mel é 100% natural e não envolve qualquer ação de agentes químicos, de forma a preservar  bem estar das abelhas..

Com a criação das abelhas sem ferrão, a Comunidade desempenha um papel social e ambiental importante, pois é a principal ferramenta para a preservação e reprodução das abelhas Melipona, que estão em risco de extinção. A meliponicultura ainda ajuda a mata nativa em sua regeneração e perpetuação, tendo em vista que são grandes polinizadoras da flora local.

O mel das melíponas tem qualidades organolépticas muito especiais, cada espécie tendo características de cor, aroma e sabor distintas. É comercializado diretamente para o consumidor final e todos os que apreciam o mel são convidados a conhecer a produção local e conhecer mais sobre as Melíponas.

O mel de abelhas Melipona faz parte da identidade cultural da comunidade e é usada como medicamento e como ingrediente de pratos típicos. Atualmente é possível encontrar cerca de 15 espécies de abelhas sem ferrão no estado de Santa Catarina.

 

Estado/Região/Território: Santa Catarina/Região Sul

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s