Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Pré-carnaval no Recife bem no sábado que saia o bloco das Virgens de Olinda, onde os homens saem nas ruas numa versão mulher. Animadíssimo. Atravessei Olinda para chegar a Maria Farinha. O nome da praia, localizada ao norte do grande Recife, vem de um caranguejinho branco, que dá nome ao lugar.

Início de tarde, amigos pernambucanos, praia vazia, tudo divinamente slow, graças às Virgens de Olinda. Logo, começou a ser ofertado um desfile de sabores regionais. Primeiro, o amarelo vibrante das sirigüelas ganhou meus olhos. Seu Humberto me fez uma oferta: dois saquinhos com desconto para ajudar a manter o equilíbrio do arranjo feito com uma ripa de madeira que carregava no ombro. Negócio fechado!

Foto: Anna Paula DinizFoto: Anna Paula Diniz 

Depois, uma senhorinha surgiu vendendo caju-passa. Maravilhosos! Fez questão de que eu provasse e aprovasse. Hum!!! Estavam divinas. A senhora se animou e desatou a contar sobre os 19 netos e 2 bisnetos que seus doces ajudavam a sustentar.

Sobremesa saboreada senti falta de almoçar. Escolhi um caldinho de polvo e depois outro de sururu. Depois, caldeirada de frutos do mar, camarões, mariscos, caranguejo, polvo. 

Mas não parou, moquecas de camarão apareceram na seqüência. Joice, a vendedora, me explicou que a mãe embrulhava porções feitas  de farinha de mandioca, coco ralado, camarões e temperos na folha de coqueiro e cozinhava. Embalagem linda e a moqueca bárbara. 

Joice e a moquecaMoqueca

E terminando as surpresas da tarde, como num túnel do tempo, apareceu o seu Denis, com sua tábua de pirulitos como eu não via há muitos anos, mas numa versão renovada de espadas translúcidas de açúcar queimado. E funciona! As crianças se divertem!

Taboa de PirulitosEspadas de Açúcar

A tradição continua viva. 

Final de tarde, banho de mar quentinho e a alegria de estar no Nordeste.


Textos e Fotos de Anna Paula Diniz - Designer e Diretora de Arte www.dodesign-s.com.br 

 

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s