Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Aconteceu, de 16 a 19 de agosto, a II Festa  Nacional do Baru - FENABARU - em Arinos, Minas Gerais.

Chegamos lá dia 17, indo direto para a sede da Copabase onde acontecia a palestra sobre a valorização das mulheres rurais e o concurso de receitas tradicionais promovido pela FAO.

O almoço foi em uma das barracas da Feira que servia caranha com crosta de baru, além de arroz, feijão tropeiro e quiabo. Uma refeição simples e saborosa. A feira tinha diversos produtos tendo o baru como ingrediente principal: canjica, peta, pão de queijo, pão de mel, granola, entre outros.

IMG_20180817_123143948_HDR

 

À tarde a Mesa foi composta por mim, Denise e Luiz Carrazza para falarmos sobre Desafios e Oportunidades para Inclusão de Jovens em Sistemas Agroextrativistas Sustentáveis.

no segundo dia pela manhã aconteceu a palestra sobre gastronomia de identidade, conduzida pela Adriana, engenheira agrônoma que fez questão de destacar o potencial dos frutos do Cerrado. Ela convidou o Manuel Aponte associado Slow Food Pirenópolis, que pode falar também sobre sua experiência usando Baru nas suas receitas há mais de 10 anos, em especial o pão integral com Baru, a Barrinha com castanha de baru e mais recentemente uma conserva com Baru cozido que tem feito muito sucesso em seu restaurante.

a noite aconteceu o concurso gastronômico com castanha de baru. Houveram 3  pares de pratos (principal e sobremesa) na categoria amadora e 4 pares de pratos na categoria profissional.

Esperamos ansiosamente pelo ano de 2019 para voltarmos a participar da festa Nacional do baru de Arinos - Fortaleza do Baru Urucuia Grande Sertão.

Jean Marconi é associado da rede Slow Food Brasil desde 2010. Aprendeu com a memória afetiva da família goiana a valorizar as nuances da cozinha regional. As panelas de cobre das tias doceiras e os almoços preparados pelas primas cozinheiras em panelas de barro fizeram com que descobrisse o prazer da boa mesa sempre apreciando produtos locais.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s