Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Para quem gosta de comer bem e sem pressa

Tendência mundial que começa a ganhar muitos adeptos no Brasil, podem ser chamados de puertas cerradas, antirrestaurantes ou gastro lares, como estão ficando conhecidos por aqui. Mas todos carregam o mesmo conceito. São residências que abrem suas portas para refeições com reservas antecipadas. Quem comanda as panelas é, normalmente, o anfitrião, que é chef de cozinha ou pode ser também uma pessoa apaixonada por gastronomia que decidiu se aventurar como cozinheiro.

Nas montanhas de Itaipava, a uma hora e meia do Rio, ganhou seu primeiro gastro lar em novembro de 2015, o La Mesa GastroLar. A ousadia do chef Javy e da escritora Cissa levou o casal para o alto.  

O chef viajou o mundo cozinhando durante dez anos, apresentou um programa de gastronomia na TV argentina e, desde 2012, decidiu viver no Brasil e abriu o gastro lar após uma imersão de seis meses em um sítio de cultivo orgânico. Cissa já escrevia sobre novas formas de produção e consumo de comida.

slow food rio la mesa gastro lar2

 

O gastro lar inspira os comensais a celebrarem a mesa sem pressa. Associados ao movimento Slow Food Rio de Janeiros e à SUMÁ - Rede de Consumo Responsável, a cozinha é abastecida por pequenos produtores orgânicos, agroecológicos e artesanais.  A comida ali é mesmo analógica. Javy faz as próprias geléias, sorvetes, massas, caldos e tudo o que for possível evitar nos supermercados.

A cozinha do Javy passeia por muitas influências latino americanas, valoriza a produção local e traz muito dos assadores de sua raiz argentina. Alguns preparos são feitos na fogueira, em um dos seus pontos de fogo armados lá fora. Longe dos clássicos do inverno e dos foundues, é possível experimentar vitela no pano bêbado de Malbec na brasa ou escabeche de coelho que é receita da infância do chef. Verduras e frutas ganham outros sabores dependuradas por horas no domo e esse estilo rústico e sossegado combina perfeitamente com o clima da serra. Como em casa de amigos, levar o próprio vinho é bem vindo e não é cobrado.

slow food rio la mesa gastro lar

Para viver essa experiência super Slow Food entre em contato:

 

La Mesa Gastro Lar |  Itaipava RJ

Reservas: 21 9 81487629_whatsapp

www.facebook.com/lamesagastrolar

instagram: @lamesagastrolar

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s