Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Textos e Notícias

» Para receber os textos do Slow Food Brasil por email, basta você cadastrar seu endereço:


Acompanhe também via: Slow Food Brasil via RSSSlow Food Brasil no TwitterSlow Food Brasil no Facebook

Questões ligadas ao sistema alimentar em foco no Salone del Gusto e Terra Madre 2014

salone-del-gusto2014-terra-madre-slow-food

No centro de todas as edições do Salone del Gusto existe uma série de questões importantes relativas ao alimento, que se tornam cada vez mais urgentes, especialmente diante dos desafios ambientais, agrícolas, sociais e da saúde, resultantes da mudança climática, do crescimento da população e da fome, entre outros. Com um extenso programa de conferências e a presença de delegados e produtores internacionais, o Salone del Gusto pretende expor as falhas do nosso atual sistema alimentar a um público internacional, com o objetivo de provocar uma mudança de paradigmas através de ações conscientes de mais e mais pessoas. Uma das conferências deste ano, por exemplo, discutirá a relação entre a produção de alimentos e Agricultura Familiar e Mudança Climática (23 de outubro), enquanto outra demonstrará os mecanismos predominantes da superprodução e do desperdício inerentes ao nosso sistema alimentar atual, ressaltando as dimensões dramaticamente altas do nosso desperdício alimentar diário (O nosso desperdício diário, 23 de outubro).

Leia mais:Questões ligadas ao sistema alimentar em foco no Salone del Gusto e Terra Madre 2014

Encontros à Mesa e Escola de Cozinha no Salone del Gusto e Terra Madre 2014

salonedelgusto-terramadre2014

O Salone del Gusto 2014 apresenta uma série de interessantes Encontros à Mesa, explorando sabores internacionais. A Escola de Cozinha faz a sua estreia com sessões sobre cozinha criativa e cozinha com sobras

A décima edição do Salone del Gusto e TerraMadre(SDG/TM), que será realizada em Turim, na Itália, de 23 a 27 de outubro, vai chamar a atenção à biodiversidade alimentar do mundo, para conscientizar sobre a grande diversidade de sabores tradicionais que normalmente não são incluídos no sistema alimentar industrial. O SalonedelGusto e TerraMadre, o encontro mundial das comunidades do alimento, tem por objetivo a promoção dos produtos artesanais, destacando a importância dos pequenos produtores, que muitas vezes não conseguem ter acesso ao mercado para vender os seus produtos. Durante o SDG/TM2014, a Escola de Cozinha e os Encontros à Mesa contarão com a presença de chefs famosos, procedentes de diversos países, que interpretarão os produtos tradicionais locais, demonstrando os inúmeros usos possíveis.

A Escola de Cozinha, uma novidade do Salone del Gusto, é a evolução da Educação ao Gosto, a abordagem da educação alimentar segundo o Slow Food. A Escola de Cozinha pretende modificar a relação entre os chefs e o público, envolvendo ativamente os participantes na preparação de pratos, como se estivessem na cozinha de um restaurante. Nas sessões da Escola de Cozinha haverá diversos eventos de Cozinha com Sobras, para ensinar formas alternativas de utilizar os produtos, reduzindo o desperdício. Para conhecer a lista completa das sessões da Escola de Cozinha, visite o link: www.salonedelgusto.com/events/cooking-school/

Como nos anos anteriores, esta edição também terá os Encontros à Mesa, jantares que oferecem aos participantes a oportunidade de experimentar novos aromas e temperos, aprendendo sobre culinárias étnicas e regionais, descobrindo novos sabores e novas técnicas de cozinhar. Para conhecer o programa completo dos Encontros à Mesa, visite o link: www.salonedelgusto.com/events/dinner-dates/

Algumas atividades:

Leia mais:Encontros à Mesa e Escola de Cozinha no Salone del Gusto e Terra Madre 2014

Projeto hortas escolares

O Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura e com apoio da Secretaria de Educação de Garibaldi, realizou no dia 19 de agosto de 2014, uma palestra sobre a importância das hortas escolares.

A ação foi coordenada por voluntários do grupo local. O chef Rodrigo Bellora, do restaurante Valle Rústico, e a nutricionista Renata Boscaini David conversaram com alunos de 4 a 13 anos, da turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi.

chefrodrigobellora

Leia mais:Projeto hortas escolares

Disco Xepa Rio - Cinema com Gosto

melao-sf-rio-dx

No dia 22 de agosto o Slow Food Rio Zona Norte leva a Disco Xepa e a temática do desperdício alimentar para o Rio Gastronomia, festival de gastronomia promovido pelo jornal O Globo.

A Disco Xepa é uma ação contra o desperdício alimentar e serve de ferramenta para informação, educação e conscientização.

Com o apoio da Unisuam, professores e  alunos de gastronomia coletarão a xepa e farão as deliciosas preparações que serão servidas no dia do evento.

Na tela do Cinema com Gosto, será exibido o documentário alemão Taste the Waste ( O Sabor do Desperdício) seguido de debate e degustação.

O evento é gratuito. As inscrições serão feitas na hora e está sujeito a lotação.

Onde: Jóquei Clube da Gávea às 19h

 
Apoio: Unisuam / San Chef / Natural a Domicílio
Realização: Slow Foood Rio - Zona Norte

Slow Filme 2014: Festival de Cinema, Alimentação e Cultura Local

Slow filme 2014

A quinta edição do Slow Filme – Festival Internacional se Cinema, Alimentação e Cultura Local, acontece de 11 a 14 de setembro de 2014, em Pirenópolis, Goiás. O Festival trás em sua  programação filmes que foram destaques em festivais como Berlim e NYC Food Festival e que chegam ao País pela primeira vez.

Serão quatro dias de cinema, palestras, degustações e contatos com produtores que trabalham segundo os conceitos do respeito ao meio ambiente e à produção local.

Leia mais:Slow Filme 2014: Festival de Cinema, Alimentação e Cultura Local

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s