Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

» Para receber os textos do Slow Food Brasil por email, basta você cadastrar seu endereço:


Acompanhe também via: Slow Food Brasil via RSSSlow Food Brasil no TwitterSlow Food Brasil no Facebook

Este é o segundo boletim informativo Slow Food Brasil - Terra Madre Brasil 2020, que traz os avanços rumo ao Terra Madre Brasil (TMB) que está sendo construído a muitas mãos e é um momento muito aguardado dentro da rede Slow Food Brasil. Esta é a terceira edição do encontro das comunidades brasileiras de nossa rede. As outras duas, de 2007 e 2010, ocorreram em Brasília em contexto político e da organização interna do movimento bastante distinta da atual.

A atual edição conta com a correalização do governo baiano por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional  da Bahia (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e ocorrerá na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA entre os dias 11 e 14 de junho de 2020, aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi.

Acesse o Boletim Slow Food Brasil - Terra Madre Brasil 2020 – Número Dois

Após 20 anos da chegada do movimento Slow Food ao país, a terceira edição do Terra Madre Brasil acontece em junho em Salvador

Maior evento que reúne as Comunidades Slow Food no Brasil chega à capital baiana entre 11 e 14 de junho deste ano, para celebrar a sociobiodiversidade, a cultura e a educação alimentar. Para o chef Fabrício Lemos, integrante da Aliança de Cozinheiros Slow Food em Salvador, além de voltar os olhos para a culinária brasileira, "trazer o evento pra Bahia vai fazer com que a população se inteire sobre e cada vez mais busque alternativas saudáveis que vão ao encontro da filosofia Slow Food".

O Terra Madre Brasil reunirá comunidades da rede Slow Food, organizações da agricultura familiar, extrativistas, povos indígenas, comunidades tradicionais,  ativistas da cozinha, educadores, jornalistas, formadores de opinião e defensores do direito a alimentos bons, limpos e justos para todos.

Fonte: CAR/SDR

WhatsApp Image 2020 01 29 at 18.35.37

 

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia - Pró-Semiárido foi considerado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência de desenvolvimento rural da Organização das Nações Unidas (ONU), como o melhor projeto, financiado pelo Fundo, de apoio a populações rurais carentes de todo o mundo. 

WhatsApp Image 2019 12 13 at 14.06.10

 

Distante 120 km da sede do município de Pilão Arcado, na Bahia, está localizada a comunidade Brejo Dois Irmãos. O local se destaca no ambiente do Semiárido, com nascentes de água e cabeceiras de rios,  paisagens exuberantes numa zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga. 

Nesse local, facilitadores do projeto Slow Food na Defesa da Sociobiodiversidade e da Cultura Alimentar Baiana, Nathan Dourado e Revecca Tapie, realizaram sua primeira visita de campo, a convite do Pró-Semiárido,  iniciativa executada pela CAR/SDR/Governo da Bahia, em parceria com o FIDA. A proposta foi conhecer o potencial produtivo do buriti, que vem sendo trabalhado e comercializado pela comunidade. 

Pesca do Acari Foto de Fabiana Thomé da CruzNo interior de Prainha, em comunidades ribeirinhas situadas às margens do Rio Amazonas e de seus afluentes, território Baixo Amazonas, muitas famílias produzem piracuí, palavra de origem indígena para referir-se a farinha de peixe.
Produzido a partir de receita e modo de fazer que vem sendo ensinado há séculos, a cultura da desidratação da carne de peixe, que é transformada em farinha (piracuui em nhengatu amazônico), é uma prática dos antepassados indígenas repassada oralmente de geração a geração. O piracuí está associado não apenas à tradição no modo de preparo como também à forma de manejo e relação com os recursos pesqueiros da região, temas que já foram abordados no site Slow Food Brasil em artigos de Neide Rigo e Glenn Makuta.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s