Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

» Para receber os textos do Slow Food Brasil por email, basta você cadastrar seu endereço:


Acompanhe também via: Slow Food Brasil via RSSSlow Food Brasil no TwitterSlow Food Brasil no Facebook

foodbookisonthetable

Slow Food Rio de Janeiro convida você a participar de um encontro muito especial para apresentar um inovador programa interdisciplinar cujo principal objetivo é estimular intercâmbios de conhecimentos e experiências entre entusiastas e especialistas de temas relacionados à gastronomia.

No primeiro encontro da série "The Food Book is on The Table", dia 1º de agosto, além da apresentação do programa por Rodrigo Cotrim de Carvalho (idealizador e responsável) e Margarida Nogueira (líder do Slow Food Rio de Janeiro), teremos palestras relacionadas ao tema “Slow Food: mudando o mundo através do prazer à mesa”, dos seguintes (e ilustres) convidados:

  • Carlo Petrini | Presidente do Slow Food
  • Bela Gil | Especialista em alimentação natural e Apresentadora de TV
  • Nilma Morcef | Coordenadora da Gastronomia/UFRJ
  • Regina Tchelly | Cozinheira e Empreendora social

Nesta ocasião, Carlo Petrini, acompanhado de Marcelo de Podestá (Facilitador Slow Food da Região Sudeste) apresentarão um novo projeto internacional do movimento: o Slow Food Planet.

O encontro acontecerá na Livraria da Travessa (Shopping Leblon, Rio de Janeiro). O auditório tem capacidade limitada, portanto o evento está sujeito à lotação. Pedimos, portanto, aos interessados, que encaminhem seus contatos (nome, email e telefone) para eventos@coletivogourmet.com.br e aguardem um retorno confirmando sua reserva individual que será mantida apenas até 30 minutos antes do início previsto do encontro.

Para ampliarmos o acesso da audiência interessada, haverá transmissão simultânea no salão principal e o evento será gravado para posterior exibição no site do projeto. Contamos com a compreensão, presença e participação de todos os interessados.

Para saber mais acesse: Coletivo Gourmet

Serviço:

Quando: 01 de agosto, 16h30
Onde: Livraria da Travessa (Afrânio de Melo Franco, 290 - 2ª piso - Shopping Leblon - Rio de Janeiro)
Entrada Franca. Fazer inscrições com antecedência.

brejal

Slow food encontra agricultores familiares no Brejal

Os convivia Slow Food do Rio de Janeiro e de Petrópolis convidam para uma visita ao Brejal, região que produz mais de 70% dos hortifrúti orgânicos in natura do estado.

Os dois convivia, em parceria com a agência de turismo Adnet - Slow Travel, organizaram um pacote especial (e imperdível) de ida e retorno no mesmo dia (ponto de encontro: Rio de Janeiro).

Dia do passeio: Domingo, dia 02/08/2015

Programação

07h00 Saída pontualmente de Copacabana, em frente ao Hotel Atlantico, à R Siqueira Campos, 90 (esquina da Tonelero, ao lado do Metrô).

09h00 Café da manhã no Armazem Sustentável

10h30 Encontro com produtores familiares de orgânicos na Fazenda Pedras Altas

13h30 Almoço no Horto do Brejal (Bistrô Manacá)

15h00 Retorno ao Rio de Janeiro

 

Os lugares são limitados. Taxa de adesão: R$ 140 por pessoa (inclui transporte, café da manhã, almoço e visitas)

Reservas com Arnaldo - Adnet slow Travel (arnaldo@adnet.tur.br / Tel: 21 25217726)

carlopetrini mda

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o movimento internacional Slow Food assinam nesta quinta-feira (23/7) um acordo de cooperação técnica para promover e apoiar a produção e o consumo de alimentos da agricultura familiar e de assentamentos rurais no país. A parceria será formalizada pelo ministro do MDA, Patrus Ananias, e o presidente da organização não governamental, Carlo Petrini.

Seminário Slow Food em Belo Horizonte

Dia 28 de julho acontece em Belo Horizonte/MG o Seminário Gastronomia Sustentável como Valorização das Culturas Regionais, com a participação de Carlo Petrini, Valentina Bianco, Marcelo Podestá, Luana Dayrell, Bernadete Guimarães, Cenia Salles, Pierre Vilela e Leonardo Freitas.

Programação

08h30 – Credenciamento

09h – Início

  • O Movimento Slow Food, Ações e Perspectivas em Minas Gerais e Lançamento do Projeto “Slow Food Planet” com Valentina Bianco, coordenadora do Slow Food para América Latina; Marcelo de Podestá, responsável pelo Slow Food em Belo Horizonte; e Carlo Petrini, presidente e fundador do Slow Food.
  • Agricultura Urbana, Feiras e CSA (Comunity Support Agriculture) – A Experiência de Belo Horizonte com Luana Dayrell, Comissão de Produção, Comercialização e Distribuição da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (AMAU).
  • Expedição Sertão Norte de Minas - Gastronomia e Cultura com Bernadete Guimarães, consultora gastronômica e chef de cozinha.
  • Queijo Artesanal em Minas e no Brasil – Manifesto em defesa dos Queijos de Leite Cru com Cenia Salles, grupo de trabalho Queijos Artesanais Slow Food.
  • Projeto Origem Minas com Pierre Vilela, superintendente do INAES – Sistema FAEMG.
  • Selo de qualidade internacional “Ospitalità Italiana” com Leonardo Freitas, secretário-geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais.
  • Momento de Interação com o Público Presente com o mediador Anderson Rocha, presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau CDL BH.

12h – Encerramento

Entrada gratuita | Vagas limitadas

CLIQUE AQUI e confirme a sua presença até o dia 24 de julho.

Serviço:

Data: 28/07/2015 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10 - Funcionários, Belo Horizonte

Informações: natalia.brina@italiabrasil.com.br ou (31) 3287-2211 ramal 205

Assessoria de Imprensa: welber.silva@italiabrasil.com.br ou (31) 3287 2211 - ramal 207

slowplanet

Carlo Petrini - fundador e presidente do Slow Food Internacional - estará no Brasil de 18 de julho a 2 de agosto para o lançamento do Slow Food Planet, o novo app do Slow Food. O aplicativo é uma forma de conhecer os territórios gastronômicos através das informações e dicas das redes locais Slow Food. Atualmente, o aplicativo cobre 22 países e inclui 96 regiões Planet, com 12.500 dicas.

Durante a sua viagem, Carlo Petrini visitará algumas das principais cidades do país:

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s