Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Textos e Notícias

» Para receber os textos do Slow Food Brasil por email, basta você cadastrar seu endereço:


Acompanhe também via: Slow Food Brasil via RSSSlow Food Brasil no TwitterSlow Food Brasil no Facebook

O Slow Food encerra com sucesso mais uma edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre

O Slow Food encerra a edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre, que contou com a participação de cerca de 220.000 visitantes, 400 jornalistas provenientes de 63 países (excetuando a imprensa italiana). Pessoas vindas de todas as regiões do mundo trouxeram de seus países produtos tradicionais em risco de desaparecer, indicando-os como novos integrantes da Arca do Gosto. A BBC dedicou aos produtos da Arca, originários de cerca de 50 países, 100 entrevistas que permitiram a pequenos produtores contar suas extraordinárias histórias ligadas a seus produtos.

Carlo Petrini, fundador e presidente do Slow Food, declarou que o Salone del Gusto e Terra Madre tornaram-se o maior e mais importante evento do mundo dedicado a temas ligados ao alimento: “Esta é a rede do Terra Madre, uma rede formada por pessoas de carne e osso, com suas paixões e seus conhecimentos tradicionais. O Slow Food é o fio de uma rede, cujos nós são as comunidades. Depois de cinco dias extraordinários, esta rede de pessoas físicas não poderá não utilizar o mundo virtual e todas as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia moderna para manter contato, divulgar informação e fortalecer a união entre milhares e milhares de comunidades do alimento no mundo inteiro”.

Leia mais:O Slow Food encerra com sucesso mais uma edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre

Festa da Ostra na Comunidade Quilombola do Kaonge

Fomos recebidos pela comunidade remanescente de quilombo, que com os pés descalços no solo massapé, demonstravam o seu sentimento de pertencimento a essa terra, que um dia, foi palco da monocultura da cana-de-açúcar e da escravidão.

Hoje, a comunidade cultiva nessa terra, sua autonomia socioeconômica e cultural, onde a solidariedade e sustentabilidade são praticadas em suas produções agrícolas e atividades locais, como forma de resgate da memoria material e imaterial dos seus antepassados.

Leia mais:Festa da Ostra na Comunidade Quilombola do Kaonge

Nota de Repúdio à derrubada dos licurizais em Capim Grosso - BA

Brasil, outubro de 2014

A todos os apoiadores e simpatizantes do Movimento Slow Food Brasil
A todos os camponeses e agricultores familiares  que alimentam os brasileiros
Aos governantes da Bahia e ao povo do Brasil

 

    O Slow Food Brasil vem publicamente declarar repúdio à derrubada dos licurizais na região de Piemonte da Diamantina,  município de Capim Grosso (BA).

    Os licurizais são o meio de sustento de diversas famílias localizadas na região, em uma atividade agroextrativista que é passada de geração para geração. O licuri é uma espécie endêmica;  em todo o mundo, existe apenas no Nordeste de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A destruição dos licurizais é um descumprimento da IN0191/2008 do IBAMA, numa clara demonstração de crime ambiental.

Leia mais:Nota de Repúdio à derrubada dos licurizais em Capim Grosso - BA

Delegação Brasileira do Terra Madre 2014

Às vésperas da edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre, em Turin/Itália, estamos muito entusiasmados com a participação da delegação brasileira no evento.

Esta é a primeira edição depois da formação da Associação Slow Food do Brasil, que está dando cada vez mais autonomia ao movimento em nosso país, rearticulando nossa atuação e capilarizando o alcance da filosofia do Slow Food até os nós desta grande rede do alimento bom, limpo e justo: os convívios e as comunidades do alimento.

Esta edição do Salone del Gusto e Terra Madre comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar, dando destaque a produtos em risco de extinção catalogados na Arca do Gosto do mundo todo. Os agricultores familiares são os verdadeiros guardiões da diversidade agrícola e cultural por trás dos alimentos, sendo essenciais para um modelo de produção e consumo que almejamos.

Leia mais:Delegação Brasileira do Terra Madre 2014

Ideias poderosas, uma carta de Carlo Petrini

Prezados amigos,

Há 25 anos atrás, lançamos o movimento Slow Food, pois achamos que estávamos correndo o risco de perder algo maravilhoso, básico e essencial para a vida: a diversidade alimentar, a riqueza de nossas tradições, o vínculo entre aquilo que comemos e a forma de produzir.

A partir de então, o Slow Food se tornou o único movimento capaz de aproximar o prazer do alimento e a responsabilidade social; lutando pelo direito fundamental a um alimento bom, limpo e justo, para todos.

É com prazer e orgulho que compartilho este vídeo com todos vocês. Um vídeo que mostra o que o nosso movimento tem se tornado:

Leia mais:Ideias poderosas, uma carta de Carlo Petrini

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s