Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

» Para receber os textos do Slow Food Brasil por email, basta você cadastrar seu endereço:


Acompanhe também via: Slow Food Brasil via RSSSlow Food Brasil no TwitterSlow Food Brasil no Facebook

FJLT_2016_Horta_das_Flores.jpg

O período dos festejos juninos se aproxima e pelo segundo ano estamos ativamos a campanha da Festa Junina Livre de Transgênicos (FJLT), promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) Sementes Livres, do Slow Food Brasil.

O GT nasceu em 2015 das articulações em protesto ao Projeto de Lei (PL) 4.148/08 - de autoria do Deputado Federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) - que desobriga a rotulagem de alimentos contendo ingredientes transgênicos, sendo uma grave violação do direito dos cidadãos a informação sobre os alimentos. A aprovação desta lei na Câmara dos Deputados, ainda em abril daquele ano, impulsionou a articulação dentro da rede para a criação da campanha da FJLT. Atualmente o PL tramita como PLC 34/15 no Senado Federal.

O GT Sementes Livres adota duas campanhas internacionais do Slow Food: a de luta contra transgênicos na agricultura e alimentação e da promoção da agrossociobiodiversidade pelas sementes crioulas, não-patenteadas (não-híbridas e não-transgênicas).

ArkofTasteCollage

Aos poucos, a Arca do Gosto vai crescendo. No começo de abril, embarcou o 3000° passageiro, nas semanas seguintes, juntaram-se mais 100 companheiros de viagem. Da China chegou um pão com uma história encantadora: são os pãezinhos de Huanghua, cozidos a vapor em moldes de madeira entalhada de várias formas (flor, pêssego, galinha, peixe, coelho…), típicos da província de Hebei, no nordeste da China.

Guia Prático para Organizar uma Disco Xepa

Todos que já participaram de uma Disco Xepa conhecem o potencial que essa ação tem tanto para conscientizar contra o desperdício alimentar. Como ela é um evento que sempre deu muito certo no Brasil e que já está amplamente difundida nos convívios, pensamos em aproveitar a Semana Mundial do Meio Ambiente (que ocorre entre os dias 30 de maio e 5 de junho) para dar início a um projeto que já foi pensado por mais de uma pessoa da rede: realizar várias Disco Xepas simultâneas por todo o país. A ideia é mostrar uma maior sincronia entre todo o Slow Food Brasil e causar ainda mais impacto na luta contra o desperdício alimentar.

Em 2015, numa visita ao Brasil o fundador do Slow Food, Carlo Petrini, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Este acordo reafirma o interesse do Slow Food em estar junto ao Ministério promovendo a agricultura familiar brasileira.

Em decorrência deste ACT, ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de Abril de 2016, em Brasília/DF, o Seminário Nacional de Implantação do projeto “Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da agricultura familiar brasileira no movimento Slow Food”.

A abertura do seminário ocorreu com a presença de Marcelo Piccin (MDA), Georges Schnyder (Slow Food), Renê Birochi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Glauco Schultz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que expressaram o entusiasmo com o potencial deste projeto apesar do cenário político incerto que atravessamos neste momento.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s