Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

As atividades da associação visam defender a biodiversidade, divulgar a educação do gosto e unir aos co-produtores aqueles que têm produtos de excelência.

Defesa da Biodiversidade

Segundo o Slow Food, o prazer de saborear boa comida e bebida de qualidade deve ser combinado com o esforço para salvar os inúmeros grãos, vegetais, frutas, raças de animais e produtos alimentícios que correm perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e do agronegócio industrial. Através da Arca do Gosto, das Fortalezas (apoiados pela Fundação Slow Food para Biodiversidade), Mercados da Terra e do Terra Madre, o Slow Food busca proteger nosso inestimável patrimônio gastronômico.

Educação do Gosto

Despertando e treinando nossos sentidos, o Slow Food ajuda na redescoberta do prazer de saborear um alimento e na compreensão da importância de conhecer sua origem, quem o produz e como é feito.

As atividades do Convívio apresentam aos associados e outros interessados, alimentos e produtores da região, enquanto os Laboratórios do Gosto oferecem degustações conduzidas por especialistas no assunto. Junto às escolas, o projeto Hortas Escolares oferece às crianças a oportunidade prática de aprender sobre os alimentos e ver como crescem.

A Universidade de Ciências Gastronômicas, criada pelo Slow Food, oferece cursos acadêmicos multidisciplinares sobre a ciência e cultura do alimento. A UNISG é o caminho pelo qual o Slow Food une as inovações e pesquisas do mundo científico e acadêmico, com o tradicional conhecimento dos agricultores e produtores de alimento.

Unindo produtores e co-produtores

O Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais para apresentar produtos de excelência e para oferecer aos consumidores atentos à oportunidade de conhecer os produtores.

Para maiores detalhes sobre os eventos como Salone del Gusto, Terra Madre, Cheese, Slow Fish, conheça a lista de Eventos.

O Slow Food, graças à sua rede, aproxima produtores das Fortalezas e consumidores não apenas durante os eventos, e também facilita a venda direta. Os Grupos de Compra são organizados por membros, Convívios e algumas vezes diretamente através do Slow Food nacional, e facilitam o contato direto entre produtores e consumidores, normalmente dentro de uma mesma região ou estado. No caso do esquema da Comunidade em Suporte à Agricultura (CSA, do inglês Community Supported Agriculture), os participantes pagam os produtores antecipadamente, dando a segurança de uma venda garantida.

» Quem Somos  

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s