Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Eventos Locais

Nossos convívios ao redor do mundo organizam refeições, degustações, feiras, festivais, laboratórios, conferências, visitas aos produtores locais, iniciativas de educação do gosto e outros eventos.

Terra Madre Day

Desde 2009, a cada 10 de Dezembro, as comunidades do alimento e os convívios Slow Food ao redor do mundo celebram o alimento local e as produções sustentáveis em diversos eventos.

Refeições coletivas, festivais comunitários, protestos, oficinas para crianças, visitas a produtores dentre tantas outras atividades ocorrem para promover as tradições alimentares locais e demonstra a filosofia do Slow Food do alimento bom, limpo e justo para comunidades, mídia e tomadores de decisão.

Terra Madre Day é nossa campanha para promover a diversidade das tradições e produções alimentares e mostrar como nossa rede usa a criatividade e o conhecimento para a construção de um futuro alimentar melhor.

» Clique e saiba mais sobre o Terra Madre Day

 

Eventos Nacionais e Regionais

Alguns convívios e organizações nacionais realizam eventos em maior escala que destacam a qualidade dos alimentos únicos da região ou país.

» Veja o calendário de eventos no site Slow Food Internacional
» Conheça as atividades dos Convivia no Brasil

 

Terra Madre Brasil

Há anos o Slow Food atua no Brasil para promover a agricultura familiar boa, limpa e justa. Em 2004 o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Brasil e a Fundação Slow Food para Biodiversidade assinaram um acordo de cooperação internacional que permitiu o desenvolvimento dos projetos da Arca do Gosto, Fortalezas e o fortalecimento da rede de contatos no país. Com o apoio do MDA foram realizados os encontros da rede brasileira do Terra Madre em 2007 e 2010 em Brasília.

Entre 04 e 07 de outubro de 2007 aconteceu o I Terra Madre Brasil na capital federal Brasília. Na ocasião estiveram reunidos representantes das comunidades do alimento brasileiras, acadêmicos e chefs de cozinha da rede Terra Madre, e os líderes dos convívios Slow Food do Brasil. Estiveram presentes também representantes do Slow Food da América Latina e Itália.

A segunda edição do Terra Madre Brasil aconteceu de 19 a 22 de março de 2010, em Brasília. O encontro nacional de ecogastronomia foi realizado com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola) e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O evento reuniu no Complexo Cultural da Funarte 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil, das instituições locais, jornalistas, jovens e todos aqueles que têm interesse pelas temáticas abordadas pelo movimento.

Em junho de 2012 o Slow Food e a rede Terra Madre do Brasil estiveram presentes na Cúpula dos Povos e na Rio+20 com um objetivo bem definido: promover um debate mais prático, baseado na promoção de ações concretas de desenvolvimento sustentável que já vêm sendo realizadas no Brasil.

 

Eventos Internacionais

Assim como os eventos locais e regionais, os eventos internacionais do Slow Food celebram e promovem produtores que cultivam e produzem alimentos deliciosos de forma ecologicamente responsável. Estes eventos são oportunidade de fortalecer os relacionamentos entre os produtores e co-produtores e divulgar os conceitos do alimento bom, limpo e justo.

» Visite o Calendário Internacional de Eventos para uma lista completa

 

Entre os eventos realizados pelo Slow Food estão:

Salone del Gusto e Terra Madre

O Terra Madre é o encontro mundial das comunidades do alimento, dos chefs de cozinha e representantes do mundo acadêmico, que querem agir para preservar, encorajar e promover métodos de produção alimentar sustentáveis, em harmonia com a natureza, a paisagem e a tradição. Já na sua primeira edição, em 2004, o Terra Madre reuniu em Turim, na Itália, 5000 delegados provenientes do mundo todo. Desde então, o encontro acontece a cada dois anos e a próxima edição será no mês de outubro do ano 2014.

A partir do ano 2012 o Terra Madre se fundiu com um outro evento do Slow Food, o Salone del Gusto, um festival de alimentos enorme que atrai, desde o ano 1996, mais de 150.000 visitantes em Turim. Pequenos produtores de alimentos vêm de todo o mundo para mostrar seus produtos, e o evento é dedicado tanto aos alimentos especiais quanto às extraordinárias pessoas que os produzem. Visitantes podem descobrir e degustar produtos das Fortalezas e cozinhas de todo o mundo e escolher dentre as centenas de Laboratórios do gosto oferecidos no evento. Para conhecer as datas da próxima edição visite os sites: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com
www.terramadre.org

Cheese

Realizado em Bra, Itália, sede do Slow Food, este evento bienal que acontece desde 1997 e se tornou o principal festival internacional de produtores artesanais de queijo. Os produtores de queijos artesanais mais conhecidos do mundo (incluindo os produtores das Fortalezas), affineurs, comerciantes e pastores apresentam seus queijos para milhares de visitantes, que também tem inúmeras oportunidades de aprender mais sobre estes produtos especiais em Laboratórios do Gosto e outros programas educacionais. Para conhecer as datas da próxima edição visite o site: www.cheese.slowfood.com

Slow Fish

Realizado na cidade portuária de Gênova, Itália, este festival bienal de pesca sustentável aconteceu pela primeira vez em 2004 para reunir pescadores, processadores, pesquisadores, agências governamentais e consumidores buscando formas de combater o esgotamento de nossos estoques pesqueiros e apreciar de modo responsável os alimentos à base de pescado. Visitantes podem participar de seminários e conferências sobre a pesca e assuntos relacionados, visitar o mercado de peixe e degustar vários tipos de pescados em Laboratórios do Gosto e jantares especiais. Para conhecer as datas da próxima edição visite o site: www.slowfish.it

 

» Conheça a agenda de eventos do Slow Food Internacional

» Conheça as Campanhas e Manifestos do Slow Food 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s