Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

doce tapioca

Ingredientes:

150g de tapioca fina
1,5 litro de leite¹
100g de coco ralado seco ou fresco
1 colher de sopa de essência de baunilha caseira na cachaça² 
mix especiarias doces (canela, cravo, gengibre, noz-moscada e cardamomo) ou canela para polvilhar. Para dar o crocante³ 50g de castanha 

Modo de fazer:

Em uma panela média coloque todos os líquidos e misture bem, adicione o coco e a tapioca misturando sem parar com o fouet para a tapioca não empelotar. Deixe a tapioca hidratar por 30min, depois leve ao fogo mexendo sempre por +ou- 20min, ou até que comece a grudar no fundo e ficar na consistência de mingau. Adicone a castanha. Disponha em potinhos e polvilhe com as especiarias/canela.

Leve para a geladeira e sirva gelado.

OBS: é sempre bom trabalhar com proporções e não gravar medidas, assim voce sempre conseguirá fazer qualquer quantidade da receita. Neste caso a proporção de tapioca para o leite é de 1/10. 150g tapioca para 1,5l de líquido!

 

Dica¹ Pode usar qualquer leite animal ou vegetal, aqui dividi e usei 1l de leite de soja, 300ml de leite condensado e 200ml de leite de coco. Se não usar o leite condensado adicione 1/2 xícara de açúcar.

Dica² Reutilize a fava de baunilha sem as sementes e coloque-as em meio alcóolico, no caso cachaça, para virar essência.

Dica³ Pode usar qualquer castanha: de caju , baru ou pára picada ou até mesmo o coquinho Licuri.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s