Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Educação do Gosto

As habilidades sensoriais das pessoas deterioraram-se significativamente nos últimos tempos. Nosso tato, paladar e olfato pioraram muito. As pressões da falta de tempo e velocidade do nosso dia-a-dia estão nos privando das faculdades que podem nos dar um conhecimento mais profundo, variado e autêntico do mundo a nossa volta.

Por esta razão, um elemento vital da filosofia do Slow Food é o re-treinamento dos sentidos e da percepção. Especialmente os jovens estão correndo sérios riscos de perder a noção do que significa comer, assim como sua ligação com a região e o relacionamento com a sazonalidade.

Alimento Bom, Limpo e Justo somente é possível com conhecimento: o conhecimento daqueles que trazem o alimento para a mesa e o conhecimento daqueles que comem. O maior entendimento sobre nosso alimento, qual o seu sabor e de onde vem, torna o ato de comer mais prazeroso.

A educação sempre teve um papel central no que fazemos. Através da estimulação e treinamento dos sentidos, o Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem as alegrias do comer e a entender a importância de se preocupar com a origem dos alimentos, quem os produz e como é preparado. O Slow Food tem programas educacionais para todos: crianças e adultos, associados e não-associados.

Estas considerações resultaram no projeto Educação do Gosto, com o objetivo principal de educar os jovens para desenvolver suas habilidades sensoriais, e ajudá-los a entender a importância do alimento como uma parte integral da cultura da sociedade. 

O programa Educação do Gosto do Slow Food não se limita a simples classificação das qualidades nutricionais, mas enfatiza que o alimento também significa prazer, cultura e convívio. Trabalhando com os valores e atitudes, ampliam-se os relacionamentos e se catalisam as emoções.

O Slow Food acredita na necessidade da Educação do Gosto como a melhor defesa contra o alimento de má qualidade e adulterado. É a forma principal de combater a invasão do fast food em nossa dieta. Ajuda a preservar a cozinha regional, produtos tradicionais, espécies vegetais e animais em risco de extinção.

Oficinas do Gosto

O estilo educacional do Slow Food está baseado nas Oficinas do Gosto - apresentadas permanentemente em todos os grandes eventos do Slow Food - no qual especialistas ensinam os participantes a degustar e comparar alimentos e combinam estes alimentos com vinho e outras bebidas.

Slow Food nas escolas

Os programas escolares do Slow Food vão desde o treinamento de professores e colaboração no currículo, até a melhora da merenda escolar e organização de programas extra-classe.

Não há forma melhor de entender o alimento do que cultivá-lo você mesmo. Por esta razão, o Slow Food estimula que se crie hortas escolares.

Desta forma estudantes aprendem a cultivar plantas, entender o ciclo das estações e também saborear o que eles cultivaram, estudando formas deliciosas de usar os ingredientes na cozinha.

» Convivios

» Obtenha informações sobre outros projetos pelo mundo que o Slow Food promove na área da educação acessando Slow Food Education (em inglês) ou entre em contato pelo education@slowfood.com 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s