Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

As camaroeiras são uma organização composta quase que exclusivamente por mulheres pescadoras do camarão (Macrobrachium amazonicum), das comunidades ribeirinhas, Brasília e Catispera, situadas no município de Parintins, no interior do Amazonas. Suas atividades de pesca do camarão são praticadas desde o princípio da formação das comunidades; no entanto, a comercialização se deu a partir da detecção do potencial econômico que o camarão possui, facilmente observado pelos primeiros pescadores que comercializaram, na sede do município, uma pequena quantidade.

As camaroeiras realizam suas atividades o ano todo. Nos meses de maio a dezembro elas concentram as atividades na captura e estocagem dos camarões, e em todo o ano realizam a comercialização. O camarão ganhou destaque na vida dessas comunidades. Todo os anos é realizado a Festa do Camarão na Comunidade de Brasília, com a participação de outras comunidades do município. A cadeia produtiva da pesca e comercialização do camarão pelas camaroeiras tem proporcionado renda às comunidades, além do desenvolvimento social.

 

Estado/Região/Território:  Amazonas/Região Norte

Municípios: Parintins

Referência da Comunidade: Reinaldo de Almeida -  92 992115-4469

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

logo projeto completa

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s