A Comunidade está organizada por meio da Associação Colônia de Pescadores Z20 de Santarém. A pesca do avium é artesanal, praticada principalmente por grupos, geralmente indivíduos da mesma família. A técnica aplicada durante a pesca e o processamento do avium é tipicamente tradicional e é repassada de geração em geração.

Os moradores têm a pesca como única atividade econômica e é realizada durante todo ano, porém, em conformidade com a legislação e respeitando o período reprodutivo dos peixes que estão no defeso. É importante destacar que na época do ano em que está proibida a pesca de peixe, inicia-se a pesca do avium e do camarão. 

O avium faz parte da Arca do Gosto e é bom principalmente pela qualidade nutricional, que garante juntamente com outros produtos amazônicos uma alimentação rica, nutritiva e de qualidade a muitos ribeirinhos. Como ingrediente de pratos tradicionais, apresenta sabor característico e de difícil substituição por outros produtos. Pode ser consumido em farofas, mojica, sopas e arrozes.

 

Estado/Região/Território: Pará/Região Norte

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy