Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A comunidade é formada pela base familiar que compõe desde 1997 o assentamento agrícola Tarumã Mirim e há cerca de 10 anos, a COPASA - Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã Mirim. O umari é tradição que vem dos pais, o plantio herança dos pais. As famílias logo se indentificam com a cultura do umari pela fato da produção ser elevada, reproduzir-se rapidamente e ser nativo. Cerca de 15 familias estão diretamente ligadas a produção de umari. Os frutos são comercializados in natura, em sacos plásticos ou redes de 3 dúzias por 5 reais ou balde de 3 litros por 5 reais, ou na forma de doces e compotas, todos de forma artesanal na feira mais próxima que é a do ramal do pau rosa.

O alimento faz parte da tradição cultural da comunidade, a coleta é de forma extrativista. O Umari é uma arvore que pode atingir até 25m de altura (Poraqueiba paraensis), da família das Icacináceas. Tem madeira leve sendo espécie nativa do Amazonas. É também conhecida como poraqueiba, umari-do-Amazonas, umari-amarelo e mari. Seu fruto é uma drupa com casca fina, amarelo-alaranjado, consumida in natura, sendo encontrada de janeiro a junho nos mercados. Possui elevados teores de carotenoides e saponinas, sendo fonte importante de vitaminas (E e A). Dos frutos do umari se extrai um óleo, muito utilizado na região. Suas folhas são utilizadas para tratar disenterias, existindo outras espécies de umari como o umari-preto, muito cultivado em sitio próximos de Manaus e seus municípios arredores.

O umari tem características únicas, formato ovalado que, quando maduro, apresenta coloração mesclada de verde e amarelo ou enegrecida. Sua polpa, que apresenta cor amarelada, é bastante consumida in natura ou com farinha de mandioca no Norte da Amazônia. Tanto a polpa como a amêndoa fornecem óleos comestíveis e o período de frutificação é de janeiro a junho.

A coleta é extrativista e a própria floresta se encarrega dos cuidados em seu ciclo natural, sem o uso de qualquer tipo de produto químico ou adubo.

 

Estado/Região/Território: Amazonas/Região Norte

Municípios:  Manaus

Referência da Comunidade: Emanuel da Silva dos Reis, (92) 99284-6410

 

Esta Comunidade do Alimento foi inserido na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s