A Comunidade está organizada a partir da junção do do Pré-Assentamento Dois Riachões, com  25 famílias produtoras, do Assentamento Terra Vista, que compreende 80 famílias e a Cooperativa Bahia Cacau, que conta com 60 cooperados.

A cabruca é um sistema agroflorestal tradicional, no qual o cacaueiro é plantado sob a sombra da floresta nativa raleada. Esse sistema permite práticas amigáveis no sentido de conservar a biodiversidade da região do plantio.  Também já se tornou uma Fortaleza Slow Food e faz parte da Arca do Gosto.

Conhecido como “fruto dos deuses”, o cacau, é produzido nas unidades de agricultura familiar principalmente nos Territórios do Sul e Baixo Sul da Bahia. No sistema cabruca, o cacaueiro convive em harmonia com outras árvores da Mata Atlântica. É uma atividade mão de obra intensiva.  Como a produção das comunidades é 100% orgânica, o manejo das áreas de cacau são realizadas através do uso de esterco, composto orgânico, casqueiro de cacau, cinzas de madeira, tronco de bananeira, pó de rocha e biocalda de alho. Os produtores geralmente trabalham em “pares” nas roças na época de colheita. Após a colheita, os frutos são postos em pequenos montes “ruma” na própria roça e depois levados para fermentação e secagem.

Os produtores familiares de cacau cabruca orgânico partilham a filosofia de produção limpa. Especificamente no Terra Vista e Bahia Cacau, onde convertem a amêndoa produzida pelos agricultores em chocolate especial, com elevado teor de cacau e texturas, sabores e aromas ímpares, que são de suma importância para toda a região, ao passo que promovem a “descomoditização” do cacau cabruca no sul da Bahia, agregando valor e fazendo uma distribuição mais justa dos rendimentos ao longo da cadeia produtiva do chocolate.

Assim, todo cacau empregado na produção de chocolate especial do Assentamento Terra Vista e Bahia Cacau e o cacau do Pré-Assentamento Dois Riachões é cultivado respeitando a biodiversidade regional, pois estão inseridos no modo cabruca de produção. Após a colheita, quebra e fermentação, o cacau é processado nas instalações locais, onde é convertido em chocolate especial comercializado na forma tablete de 30g e 90g com 56% e 100% (Terra Vista), enquanto Dois Riachões comercializa apenas o nibs no atacado e varejo.

 

Estado/Região/Território:  Bahia/Região Nordeste

Municípios:

Dois Riachões: município de Ibirapitanga

Terra Vista: município de Arataca

Bahia Cacau: município de Ibicaraí

Referência da Comunidade:

Pré-Assentamento Dois Riachões: Luciano Santana   -  (73) 982122847 - lucianoceta@yahoo.com.br

Terra Vista: Joelson Ferreira - (73) 8178-6275/98141-9920 - joelsonmst@yahoo.com.br

Bahia Cacau: Osaná Crisóstomo - (73) 3242-3951 - crisostomosana@gmail.com

 

Esta Comunidade do Alimento foi atualizada pelo projeto:

 

 logo projeto completa