Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A comunidade Boca da Vereda originou-se com as famílias que vinham fugindo da seca de Pernambuco e que se refugiaram nesta região do Piauí, às margens da nascente do rio chamado de Vereda, por isso originou-se o nome Comunidade Boca da Vereda.

Os agricultores cultivam alimentos de subsistência como abóbora, alface, cheiro-verde, etc., e criam galinha caipira, caprinos nativos da raça Canindé, suínos nativos Baé. Esses agricultores utilizam o manejo de rotação de cultura, técnicas de cobertura morta, plantio em curva de nível. Na criação, possuem raças nativas oriundas da comunidade e que se encontram em extinção.

Os alimentos produzidos tanto na parte animal como vegetal são oriundos de sementes crioulas e produzidos em sistema agroecológico e principalmente observando e obedecendo às características regionais. A maioria dos alimentos consumidos são produzidos dentro das próprias unidades de produção, principalmente as verduras e carnes, de acordo com os princípios do Slow Food. Os agricultores familiares se alimentam do que produzem, ou seja, são coprodutores de seus alimentos, propiciando estreita relação com a terra.

Estado/Região/Território: Piauí/Região Nordeste

Municípios: Cidade de Oeiras

Referência da Comunidade: Francisco Flávio de Moura Silva e Raimundo Nonato Ferreira de Sousa -  Francisco-flavio@hotmail.com. Flavio.silva@inec.org.br - (89) 99423-9463,  (89) 99405-2353,  (89) 99937-3380

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s