Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A maioria das famílias está ligada à Associação Quilombo Kalunga (AQK) e cerca de 30 mulheres estão envolvidas na Diretoria da Associação de Mulheres do Quilombo Kalunga do Município de Monte Alegre (AMQKMA).

A comunidade conta com aproximadamente 60 famílias, em que todas são produtoras de boa parte dos alimentos que consomem. A maioria produz para autoconsumo, mas muitas também comercializam produtos. O Quilombo Kalunga é considerado o maior do Brasil, tendo sido reconhecido oficialmente em 1991 pelo governo do Estado de Goiás, como Sítio Histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, parte essencial do Patrimônio histórico e cultural brasileiro, localizado na Região Centro Oeste, em Goiás. O quilombo ainda hoje apresenta poucas mudanças desde quando foi iniciado, há mais de duzentos anos.

A região do Riachão Kalunga está bem distante de áreas de produção convencional e, devido ao sistema de produção ser baseado em técnicas tradicionais utilizadas pelos ancestrais do povo Kalunga, consegue manter a produção livre de agrotóxicos, transgênicos e outros insumos artificiais. Os alimentos cultivados e coletados pela comunidade Kalunga-Riachão são produzidos com base em sistemas agrícolas tradicionais ou no extrativismo, com o mínimo de insumos externos ou técnicas e ingredientes mais modernos.        

Principais produtos agrícolas: mandioca (para produção de farinha e paçoca principalmente), arroz (autoconsumo) e gergelim (diversos usos). Também obtém diversos produtos por meio do extrativismo (vegetal e animal). Principais produtos do extrativismo: baru (descascado e torrado), buriti (lascas desidratadas) e jatobá (farinha).

 

Estado/Região/Território: Goiás/Centro-Oeste/Chapada dos Veadeiros/Território Kalunga

Municípios: Cavalcante e Monte Alegre

Referência da Comunidade: Lourdes Fernandes de Souza - (62) 99696-6468

 

Esta Comunidade do Alimento foi inserida na rede Slow Food pelo projeto:

logo projeto completa

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s