Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Organizam-se a partir da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (AAAFC-MS). Há 420km da capital Campo Grande, a primeira organização do grupo ocorreu com o surgimento da Associação dos Técnicos em Agropecuária nos Assentamentos de Corumbá (ATAAC), em 2011. Após a participação no Terra Madre, dois produtores de mel que faziam parte do grupo formaram a Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (AAAFC-MS). Eles se uniram ao perceberem a necessidade de trocas de experiências e organização para escoamento da produção.

Encontram-se em um ecossistema área de transição, no Pantanal. Produzem de forma orgânica, mas ainda estão caminhando para se tornarem agroecológicos, para isso, os apicultores participam de um grupo de debates sobre agroecologia. Todo a extração do mel é realizada no entreposto Casa do Mel, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no sítio Três Irmãos, pertencente a um dos associados. No local o apiário e a quantidade de extração são identificados.

Produzem os méis de florada de aroeira (junho até agosto), predominante na região, de marmeleiro (comum em janeiro e outubro) e mel silvestre. Alguns méis são feitos a partir da visitação de abelhas africanizadas em ipês rosa e roxo, peroba, entre outras. Também possuem uma pequena criação de abelhas jataí.  

A comercialização tem foco no consumidor local e o sabor valoriza a biodiversidade da região. Com isso, o valor da remuneração paga a mão-de-obra e ainda sobra verba para investir na produção. Pretendem realizar comercialização coletiva através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas os produtores reclamam do preço da certificação participativa.  

 

Estado/Região/Território: Mato Grosso do Sul/Centro-Oeste

Municípios: Corumbá

Referência da Comunidade: Renato Ancelmo Dias - (67) 98137-2346 - almeidakiko@yahoo.com.br

Esta Comunidade do Alimento foi atualizada pelo projeto:

logo projeto completa

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s