Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Associação Marias da Terra (AMATER) e é formada por 15 mulheres produtoras de bananas prata e da-terra. Possuem uma estrutura com equipamentos de agroindústria. O preço da banana estava alto e juntas iniciaram o plantio de banana em casa, o que ajudou a aumentar a renda. A iniciativa impulsionou o surgimento da associação em 2016. A comunidade inspirou-se no modelo de trabalho da ANCA, outra associação da região.

As produtoras se reúnem mensalmente, encontro para organização de beneficiamento, participam da feira no Mercado Municipal no centro da cidade, realizam cursos para profissionais da área rural em parceria com o SENAR.

A banana das variedades da-terra e prata é cultivada em terrenos de ambiente doméstico e se transforma em farinha na estrutura de agroindústria do grupo. . É uma grande fonte nutricional presente na merenda escolar da região.

O alimento é livre de agrotóxicos, as mulheres trabalham de forma colaborativa e realizam venda direta, a poucos quilômetros do local de produção. Comercializam, como atividade secundária,  mesocarpo de babaçu. Em breve irão comercializar o chips de banana, graças a uma parceria entre o SEBRAE e o SENAR.

 

Estado/Região/Território: Mato Grosso/Região Centro-Oeste

Municípios: Juruena

Referência da Comunidade: Celia Maria de Jesus Santana, (66) 98412-5987, amcajuruena@hotmail.com

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s