Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Mulheres do Cerrado é um grupo de articulação de agricultoras que trabalham com a agricultura familiar e de acordo com as safras, com os frutos do Cerrado. Diante da atuação, o grupo percebeu a necessidade de se organizar também enquanto cooperativa, para comungar os frutos do trabalho também na comercialização de produtos agroecológicos. A articulação está em fase final de regularização da cooperativa, aguardando apenas liberação da receita federal. O grupo de Mulheres do Cerrado tem a finalidade de suprir as demandas das mulheres do campo e estimular a organização da produção coletiva; a segurança alimentar; a conservação ambiental; o combate à pobreza rural; a comercialização; a saúde; dentre outros.

A articulação mulheres do Cerrado contempla agricultoras de Bocaiúva, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Grão Mogol, Japonvar, Montes Claros, Olhos D’água, São João da Ponte, Água Boa, Pitinha, entre outros na região norte de Minas Gerais.

O grupo mantém um entreposto, uma casa para embalar e revender, que funciona de acordo com a demanda, com a época de safra e organização do grupo para beneficiamento dos frutos do cerrado. Parte da produção eram feitas individualmente pelas mulheres em suas casas. Agora, com a regularização da cooperativa, o grupo já está se organizando para apenas coletar os frutos, sementes, folhas e raízes no mato ou nos quintais e roças, e fazer o processamento, beneficiamento, embalagem e comercialização de forma coletiva.

O trabalho com os frutos espontâneos nativos das áreas de Cerrado é feito respeitando os ciclos sazonais e com manejo adequado da biodiversidade. Os produtos são realizados com cura pelo grupo de mulheres em suas próprias casas e um pequena unidade de beneficiamento. Utilizam-se somente ingredientes naturais. O manejo da biodiversidade local é ecologicamente correto e a produção nos quintais e roças e feita a partir de técnicas de agroecologia.

Em cada localidade, o grupo de mulheres agricultoras coleta os frutos, extrai folhas, raízes, cascas e prepara os produtos para comercialização, que são vendidos localmente e coletivamente quando tem alguma demanda maior.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Montes Claros

Referência da Comunidade:  Avilmaura – (38) 997453729/991659682

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

logo projeto completa

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s