Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade é organizada na forma da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão LTDA (Cooperativa Grande Sertão). A cooperativa conta com 53 cooperados, evolve mais de 2.000 famílias e cerca de 12.000 pessoas de 200 comunidades no norte de Minas.

O  carro-chefe da cooperativa Grande Sertão são as polpas congeladas de frutas oriundas dos quintais e áreas agroextrativistas do Cerrado e  da Caatinga. Ao todo são 18 espécies comercializadas, como araticum, cagaita, murici entre outras. O mel, a rapadura e a cachaça fazem parte da lista de produtos comercializados pela cooperativa. A Cooperativa também articula a compra e venda de sementes de sorgo, milho, feijão e arroz, proporcionando o intercâmbio solidário de sementes crioulas entre as comunidades. As sementes saem dos assentamentos e comunidades rurais, são disponibilizadas para outras comunidades e circulam entre grupos de agricultores da região, que assumem o compromisso de preservar as variedades. Num dia determinado, um veículo da Cooperativa vai ao local e faz o transporte dos produtos até a fábrica, localizada na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia (AEFA) do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM). Na fábrica, a polpa, já processada e congelada, é levada para uma unidade de comercialização da Cooperativa, localizada no distrito industrial de Montes Claros. O pequi é outro importante produto do Cerrado comercializada, dele é aproveitado, a polpa, castanha e o óleo, o beneficiamento é feito pelas próprias famílias, nas unidades comunitárias de processamento e produção. Atualmente um dos principais produtos comercializados pela Cooperativa são os produtos extraídos do extraídos do fruto do Buriti: polpa, óleo e torta.

 

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios:  Montes Claros

Referência da Comunidade:  Aparecido Alves de Souza -  (38) 992625528/(38) 999563731 - vendascgs@gmail.com

-

 

Esta Comunidade do Alimento foi inserida na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s