Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade está organizada na forma da Cooperativa Ecocitrus e conta com 80 associados. Os produtores têm grande identificação cultural com o consumo e produção de cítricos, o principal é a bergamota montenegrina, que é o resultado de uma mutação natural, descoberta em 1940 em Campo do Meio, no Município de Montenegro (Vale do Caí, Rio Grande do Sul) por João Edwino Debelam, um fazendeiro de origem alemã.

Essa variedade de bergamota amadurece no final do ano (entre setembro e outubro), é extremamente saborosa e tem uma casca muito dura. Hoje está ameaçada de extinção. A área de produção da bergamota, que é a segunda variedade mais cultivada na região, compreende 20 municípios no Vale do Caí. A Cooperativa Ecocitrus comercializa frutas cítricas, principalmente bergamota montenegrina, em toda a região. A cada ano 1.000 toneladas de frutas cítricas são produzidas para consumo, enquanto que mais 400 toneladas são destinadas à venda como suco de fruta.

A Comunidade trabalha muito além da agricultura limpa: também recicla seus próprios excedentes de produção, ao transformá-lo em composto orgânico que volta para a terra nos pomares. O produto final não recebe nenhum produto químico em sua elaboração.

Para a reciclagem do excedente da produção, a Cooperativa possui uma usina que  transforma tudo em adubo orgânico que nutre de forma natural todos os campos de cítricos, e possui biodigestores que captam o gás de metano e o utilizam como combustível para gerar energia elétrica para funcionar a própria usina, além de abastecer carros à gás dos cooperados.

A Ecocitrus  busca aumentar a produção no campo por conta da enorme demanda do mercado. Essa situação os levou ao investimento em assistência técnica e suporte aos produtores. Atualmente, o mercado de exportação compra o maior volume produzido pela Cooperativa, que vai principalmente para a Europa.

Atualmente, 12 empreendimentos da Agricultura Familiar estão fazendo parte da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, onde o produto tradicional serve de combustível para o agroturismo e turismo cultural, gerando renda extra e visibilidade para os produtores

 Arca do Gosto

» O produto desta comunidade está na Arca do Gosto, clique e saiba mais.

 

Estado/Região/Território: Rio Grande do Sul/ Sul/ Vale do Caí

Município: Montenegro

Referência da Comunidade: Fábio J. Esswein, (51) 36324824,  diretoria@ecocitrus.com.br

 

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

 Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s