Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A Comunidade de Santa Maria do Oeste, na região central do estado do Paraná, envolve 500 famílias e pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma rede de pequenas comunidades brasileiras que processa e vende seus próprios produtos e está organizada na forma da Cooperativa de Reforma Agrária e Erva-Mate (COPERMATE)

Desde 1984, o grupo participa de um projeto com o objetivo de obter benefícios econômicos a partir do cultivo tradicional da erva mate.

A erva mate cultivada é nativa e expressa a tradição de consumo da erva mate em todo o Sul do Brasil. Os métodos de produção não utilizam ação química ou de agrotóxicos, isso evita prejudicar a  saúde de quem colhe, planta e processa. O produto é colhido, secado e vendido como o ingrediente básico para fazer chimarrão. Também conhecida como mate ou amargo, esta bebida tradicional dos índios Guarani consiste de erva mate em infusão de água fervente, e é tomada quente, numa pequena cuia chamada mate ou porongo, usando uma cânula de metal (bomba).

A comunidade tenta se manter empoderada dos mecanismos de venda para não se colocar na relação de dependência de atravessadores e grandes empresas do mate.

 

Estado/Região/Território: Paraná/Região Sul/Centro

Município: Santa Maria do Oeste

Referência da Comunidade
Luiz Zenaide Gomes, (42) 3644 1177, produtosdaterra@anca.org.br

 

Esta Comunidade do Alimento foi revisada pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s