Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

A cada ano, desaparecem no mundo centenas de tipos de queijos, de famílias produtoras com seus saberes, bem como  equipamentos, raças de animais, capins nativos, ligados à tradição artesanal de produção e transformação do leite.  Com esta preocupação, o movimento Slow Food Internacional lançou, em 2001, o Manifesto e a Campanha Internacional em Defesa dos Queijos de Leite Cru, alertando para o risco de extinção destes queijos frente a regulamentos internacionais discriminatórios, hipersanitaristas e homogeneizadores, que ameaçam destruir o meio de vida dos produtores artesanais. O que está em jogo não é apenas a salvaguarda de produtos e alimentos saborosos e únicos, mas a manutenção de uma cultura alimentar rica e biodiversa e  a defesa da nossa liberdade de escolher o que queremos comer.

Em 2011, o Brasil se insere na campanha internacional com a criação do Grupo de Trabalho Slow Food Queijos Artesanais que visa a promoção do conhecimento, valorização e consumo dos queijos artesanais de leite cru brasileiros.

Convidamos você a conhecer este trabalho e contribuir para esta campanha, unindo-se a nós – consumidores, produtores, pesquisadores, chefs, cozinheiros, todos amantes dos bons queijos - para resistir à  padronização do alimento e  defender os pequenos produtores e a sócio-biodiversidade.

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s