Slow Food Brasil

Cadastre o seu e-mail e receba novidades:

Campanhas

Há alguns anos o Slow Food vem encabeçando, com sucesso, diversas campanhas a fim de despertar uma maior consciência em assuntos ligados à alimentação. Entre as campanhas promovidas pelo Slow Food estão: a defesa dos Queijos Artesanais e de Leite Cru, o Slow Fish (defesa da pesca artesanal), Contra os OGMs (transgênicos), Contra a Grilagem de Terras etc.

Moção de apoio do Terra Madre a favor da diversidade de saberes para produção, beneficiamento e conservação dos produtos e das abelhas nativas neotropicais sem ferrão

Considerando que as abelhas nativas neotropicais sem ferrão (Meliponini) sempre foram elementos importantes e característicos da cultura e da história dos povos latinoamericanos;

Considerando a enorme diversidade de espécies de abelhas nativas sem ferrão existentes na América Latina e a extrema importância destas na polinização das plantas, na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas naturais e produtividade de diversas culturas agrícolas;

O Brasil se situa atualmente como o segundo maior produtor de transgênicos do mundo e é o país que proporcionalmente mais cresceu em plantios de OGMs (organismos geneticamente modificados).

Sob quaisquer aspectos que se analise a produção e consumo de OGMs na alimentação, diversos questionamentos e problemas são levantados.

O Slow Food é contra o plantio comercial de plantas geneticamente modificadas e defende uma alimentação humana e animal livre de OGMs.

Com os OGMs nos arriscamos a transformar nosso alimento em comodities patenteadas controladas por poucas multinacionais e tirar direitos de agricultores e consumidores.

Os OGMs são duvidosos sob o ponto de vista científico, ineficiente em termos econômicos e ambientalmente insustentável. Pouco se sabe sobre aspectos da saúde e do ponto de vista técnico são obsoletos. Eles causam severos impactos sociais, ameaçam culturas alimentares tradicionais e o sustento de pequenos produtores.

Em muitos países a rotulagem de alimentos contendo OGMs não é obrigatória e as pessoas não têm certeza se estão evitando estes alimentos. Nós apoiamos a rotulagem compulsória de todo produto contendo ingredientes geneticamente modificados, incluindo carne e laticínios de animais que foram alimentados com ração GM, dando ao consumidor a livre escolha sobre o que comem.

No Brasil qualquer produto alimentício com mais de 1% de transgênico em seus ingredientes deve ter o rótulo de um ‘T’ dentro de um triângulo amarelo. Apesar da legislação, muitos produtos ainda omitem essa informação, tirando das pessoas o direito de saber o que consomem.


O Slow Food lançou uma campanha global contra os OGMs, com ações civis acontecendo por toda a rede mundial. Em 2013 integramos juntamente com o Friend os the Earth na campanha ‘Stop the Crop’ (Parem o plantio, em livre tradução) em resposta à consideração da Comissão Européia de introduzir de novos plantios GM.

» Leia também: Sobre os Transgênicos (OGMs)

Conheça mais sobre Slow Food InternacionalFundação Slow Food para BiodiversidadeTerra MadreUniversidade das Ciências Gastronômicas

» SLOW FOOD BRASIL | Login »»

© 2013 Slow Food Brasil. Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.
Design e desenvolvimento: DoDesign-s